domingo, 9 de março de 2014

Unha Encravada - Tratamento




Unha encravada ocorre quando uma parte da unha (geralmente lateral) entra na pele ao seu redor.

A parte dai a pele torna-se uma barreira para o crescimento da unha. Sendo a unha uma estrutura mais resistente que a pele, esta não pára seu crescimento, penetra e causa dor e inflamação nos cantos da unha, podendo evoluir até todo o dedo com abscesso. A maioria das vezes elas se forma por uso abusivo de calçado fechado e unha mal cortada forma uma ponta em sua extremidade, que, associado ao peso do corpo, sapatos mal dimensionados, faz com que a pele que fica embaixo da unha cresça ao redor da unha. Com o crescimento da unha, esta penetra na pele, levando sujeira e bactérias, ocasionando dor e inflamação.

Varias forma de se tratar de uma unha encravada desde uma simples limpeza até a necessidade de remoção de parte ou de toda a unha, juntamente com a retirada (debridamento) de tecidos acometidos. Quando há a presença de infecção, é necessária a utilização de antibióticos a critério médico.

Unhas encravadas podem ser dolorosas e, para piorar, acabam infeccionando facilmente. Veja aqui como remover a infecção sem tirar o dedo do pé junto com ela. então todo cuidado é pouco saude sempre em 1º lugar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário